Atendimento Online 24 horas

MEDICINA SEM VESTIBULAR E DE GRAÇA - SAIBA COMO. INFORMAÇÕES: Na Argentina 00** 54 (351) 479-4226 assessorando desde 2000, ATENDIMENTO ONLINE pelo MSN: joel.adm@hotmail.com, as 24 horas do dia. Consulte valores por serviços

26 de febrero de 2009

Educação Superior Universitária

O sistema de educação superior na Argentina constitui um conglomerado institucional complexo e heterogêneo, conformado por 103 instituições universitárias, e que em seu conjunto recebe a 1.500.000 estudantes segundo dados oficias que concorrem às instituições do estado 1.285.000 e às privadas 250.000, aproximadamente.

A proporção de jovens de 18 a 24 anos que se encontram estudando um curso universitário atinge 33,8%, a mais alta de América Latina e próxima a países como Espanha ou Itália.

O tamanho do sistema se explica pelo número de instituições que abrangem a totalidade da geografia Argentina, uma longa tradição nos estudos superiores em nosso país e uma oferta diversificada (na qual se apresentam há muito tempo estudantes estrangeiros procurando uma formação de qualidade) que dão a nosso país um perfil de opção há mais de 100 anos.

Tais instituições desenvolvem suas atividades no marco da lei Nº 24.521 de Educação Superior e têm por finalidade proporcionar uma formação científica, profissional, humanística e técnica do mais alto nível, contribuir para a preservação da cultura nacional, promover a geração e desenvolvimento do conhecimento em todas suas formas, e desenvolver as atitudes e valores que requer a formação de pessoas responsáveis, com consciência ética e solidária, reflexivas, críticas, capazes de melhorar a qualidade de vida, consolidar o respeito ao meio ambiente, às instituições da República e à vigência da ordem democrática.

As instituições universitárias reconhecidas oficialmente são: 38 universidades nacionais, 42 universidades privadas, 6 institutos universitários nacionais e 14 institutos universitários privados. Alem disso, há 1universidade estadual, 1universidade estrangeira e 1 universidade internacional. Configuram um mapa cujos traços mais característicos são a complexidade, a diversidade e uma heterogênea multifuncionalidade (isto significa que a mesma universidade leva a cabo múltiplas missões ou funções, como por exemplo formar profissionais, desenvolver pesquisas, gerar novos conhecimentos e dar resposta aos requerimentos da comunidade).

As instituições universitárias do estado estão agrupadas no Conselho Interuniversitário Nacional (C.I.N.), enquanto que as privadas o fazem no Conselho de Reitores de Universidades Privadas (C.R.U.P). Ambos os organismos, através de suas Comissões Diretivas, integram o Conselho de Universidades, âmbito de consulta do Ministério de Educação , Ciência e Tecnologia em alguns temas de política universitária.
Fonte: estude na Argentina