Atendimento Online 24 horas

MEDICINA SEM VESTIBULAR E DE GRAÇA - SAIBA COMO. INFORMAÇÕES: Na Argentina 00** 54 (351) 479-4226 assessorando desde 2000, ATENDIMENTO ONLINE pelo MSN: joel.adm@hotmail.com, as 24 horas do dia. Consulte valores por serviços

12 de marzo de 2009

Multiculturalidade

Argentina é um país com multicultural e com variadas etnias onde convivem em harmonia culturas, tradições e cultos de mais de 40 países. Esta diversidade foi reconhecida na Constituição Nacional, onde em seu artigo 20 assinala que os estrangeiros gozam no Território da Nação de todos os direitos civis do cidadão argentino, podendo entre outros atos exercer com liberdade seu culto, sem estar obrigados a admitir a cidadania, nem pagar contribuições forçosas extraordinárias.


O mesmo reconhecimento pode ser encontrado na lei Nº 26.206, de educação nacional, pelo que o estado nacional garante condições de igualdade, respeitando as diferenças entre as pessoas sem admitir preconceito de gênero nem de nenhum outro tipo.

Na mesma norma se destaca particularmente a condição dos povos aborígines, garantindo aos povos indígenas o respeito a sua língua e a sua identidade cultural, promovendo a valoração da multiculturalidade na formação de todos os educandos.

Às raízes indígenas e à presença espanhola desde o século XVI se acrescentou, na segunda metade do século XIX e a primeira do XX um importantíssimo caudal imigratório de origem predominantemente europeu, que constitui outro patamar fundamental dos valores e cultura dos argentinos.

Assim como existem representações diplomáticas de quase todos os países do planeta, também se acha disseminada por toda a Argentina uma importante quantidade de coletividades de origem estrangeira, os quais celebram suas festividades e desenvolvem suas atividades religiosas em um marco de respeito por parte das mulheres e homens de nosso país.

Na Argentina existe uma ampla liberdade de cultos garantida pela Constituição Nacional com predominância da Igreja católica, já que 77% dos argentinos foram batizados como tais. Como em outras partes da América Latina a religião católica na Argentina desenvolveu fervorosos credos ao redor da figura da virgem, como no caso da Virgem de Luján na Província de Buenos Aires, A Virgem de Itati em Corrientes e a Virgem del Valle em Catamarca.

A religião que maior crescimento mostrou nestes últimos anos é a evangélica que conta com 15.000 templos e uns 4 milhões e meio de fieis; outras comunidades religiosas são a cristã ortodoxa (0,6%), judia (0,5%), espírita (0,2%) e Islâmica (0,2%). 16% da população Argentina se considera não religiosa (agnósticos) e 4% se define como ateia. No ano 2007, uns 2500 cultos foram oficialmente reconhecidos e aceitos pelo estado nacional.

Existem credos populares de caráter religioso muito difundido, como o Culto da Difunta Correa, a Madre Maria, Pancho Sierra ou o Gauchito Gil.

Em alguns casos e através de cerimônias populares é possível reconhecer credos pré-colombianos com elementos da religião católica romana e/ou evangélica, como o costume popular de jogar fora o primeiro gole de vinho para a terra como oferenda à Pachamama, cujo culto se mantém relativamente estável no nordeste argentino.

Fonte: Estude na Argentina