Atendimento Online 24 horas

MEDICINA SEM VESTIBULAR E DE GRAÇA - SAIBA COMO. INFORMAÇÕES: Na Argentina 00** 54 (351) 479-4226 assessorando desde 2000, ATENDIMENTO ONLINE pelo MSN: joel.adm@hotmail.com, as 24 horas do dia. Consulte valores por serviços

3 de julio de 2010

REVALIDAÇÃO DE DIPLOMAS MÉDICOS OBTIDOS NO EXTERIOR: (fonte: MEC)

REVALIDAÇÃO DE DIPLOMAS MÉDICOS OBTIDOS NO EXTERIOR: (fonte: MEC)

Apartir de 2010 o processo de revalidação de diplomas médicos obtidos no exterior será realizado considerando o disposto da Portaria Interministerial MEC/MS nº 865, de 15 de setembro de 2009, e o disposto CNE/CES nº -1/2002 com a alteração da Resolução CNE/CES nº 08/2007.


O Ministério da Educação e o Ministério da Saúde elaboram uma nova sistemática de revalidação de diplomas de médicos brasileiros formados no exterior. Em setembro de 2009, os dois ministérios aprovaram o projeto piloto de revalidação do diploma médico, por meio da Portaria Interministerial nº 865. O projeto piloto estabelece que os alunos formados em instituições estrangeiras que queiram revalidar seu diploma no Brasil farão um exame nacional que avaliará os conhecimentos, habilidades e competências requeridos para o exercício profissional da medicina no país. O exame será elaborado e aplicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), com apoio das universidades participantes do projeto.

Os candidatos aprovados no exame poderão requerer o reconhecimento de seus diplomas a alguma das universidades. O exame será composto por uma prova teórica e outra de observação das habilidades clínicas adquiridas pelo candidato.

O projeto piloto foi elaborado com base na Matriz de Correspondência Curricular, que leva em consideração as diretrizes curriculares nacionais do curso de graduação em medicina para estabelecer parâmetros e critérios mínimos de aferição de equivalência curricular. Elaborada por uma subcomissão temática formada por integrantes dos ministérios da Educação e Saúde, representantes das universidades e especialistas em educação médica, a matriz referencial passará a subsidiar os processos de revalidação dos diplomas estrangeiros na área.

A nova sistemática de revalidação dos diplomas começou a ser planejada pelo grupo de trabalho interministerial criado em 2007 com a participação de representantes do Ministério da Educação, do Ministério das Relações Exteriores e do Ministério da Saúde. O grupo de trabalho ouviu universidades, associações médicas e associações de ex-alunos para discutir formas de aperfeiçoamento do sistema.

Obs.: O Brasil não possui nenhum acordo de reconhecimento automático de diplomas; portanto, as regras são as mesmas para todos os países.

No hay comentarios.: